Fundatec Agenda

CURSO ONLINE: FUNDAMENTOS EM CONTAINERS DOCKER

Modalidade: Online assíncrona - com as aulas nos dias e horários que você desejar!
O curso tem carga horária total de 4h, podendo ser concluído no prazo máximo de 30 dias a contar da data de liberação do acesso.
Você receberá um e-mail com as informações de acesso ao curso em até 48h úteis após a confirmação do pagamento.

Inscrições sempre abertas. Modalidade online-EaD com aulas assíncronas.


Capacitar os alunos para criarem suas aplicações utilizando a tecnologia de container, tendo como ferramenta base a plataforma Docker.

  • Entender o que é um container Linux;
  • Aprender a criar uma imagem Docker;
  • Aprender os principais comandos Docker;
  • Administrar de forma superficial um ambiente containerizado.


Estudantes e profissionais da área de tecnologia que tenham interesse em conhecer ou aprimorar seus conhecimentos na tecnologia de containers Linux.

     O que é um container?

       Criando uma imagem;

       Contairnerizando uma aplicação;

        Administrando containers. 



CRISTIANO DOS SANTOS DIEDRICH

Atua há mais de 15 anos com tecnologia. Atua em diversas áreas dentro dos times de tecnologia, incluindo rede, banco de dados, segurança e cloud. Vem se dedicando nos últimos anos a disseminação da cultura DevOps e suas ferramentas. É apaixonado por opensource e ajuda em diversas comunidades de tecnologias, sendo Community Leader do grupo Docker Rio Grande do Sul. Faz parte da organização do DevOpsDays Porto Alegre, dentre outros grupos.



  • Modalidade online assíncrona, com vídeo aulas.
  • As atividades serão desenvolvidas em módulos envolvendo leitura de apostilas e demais materiais didáticos propostos pelo instrutor;
  • O curso foi pensado de forma a permitir que você aprenda de forma autônoma e dinâmica. Para isso, você contará com um conjunto de materiais e atividades que propiciam um retorno ágil e automático da sua aprendizagem;
  • Os horários de estudo poderão ser definidos pelo próprio aluno, realizando-os em qualquer lugar, independentemente da sala de aula.
Recursos didáticos:

  • Apostila em formato pdf;
  • Vídeos;
  • Slides;
  • Atividades objetivas;
  • Fórum de dúvidas gerais.


Pedagógicos:

  • Não há requisitos pedagógicos.

Técnicos:

  • O participante poderá utilizar computador, Smatphones e/ou Tablets para acesso à plataforma, desde que tenha uma conexão adequada de internet e observe os requisitos descritos em Configurações mínimas de hardware e Configurações mínimas de software (em "Informações Gerais).

Conhecimentos necessários para o usuário:

  • Conhecimentos básicos de informática e Internet, com destaque para as seguintes ferramentas:
  • Conhecimento básicos em sistemas operacionais.
  • Utilizar a versão web do Docker.
  • Leitor de arquivo em formato PDF;
  • Armazenamento de dados no computador, Smartphones e/ou Tablets;
  • Organização e Gerenciamento de tempo para os dias e horários das aulas.


Política de Bolsas e Descontos:

  • Estudantes regularmente matriculados em cursos relacionados à desenvolvimento, programação ou tecnologia, têm direito à bolsa de estudo de 50% (necessário enviar cópia do atestado de matrícula ou histórico escolar atualizado);
  • Alunos do Curso Técnico em Informática com matrícula ativa e egressos da Escola Profissional Fundatec,  têm direito à bolsa de estudo de 100% (necessário solicitar o código pelo e-mail da secretaria);
  • As bolsas de estudo concedidas são a título de gratuidade.
  • Caso descontos estejam sendo aplicados para este curso, eles não são cumulativos, prevalecendo o desconto maior em vigência.
  • As solicitações das bolsas e o envio da documentação comprobatória devem ser feitos exclusivamente através do e-mail secretaria.epf@fundatec.org.br

No assunto do e-mail escrever: BOLSA CURSO FUNDAMENTOS EM CONTAINERS DOCKER

No corpo do e-mail escrever:

    - Para profissionais desenvolvedores, programadores ou relacionados a tecnologia, escrever no corpo do e-mail: Nome completo, bolsa pretendida, área de atuação, e enviar o comprovante em anexo;

    - Para alunos de outras instituições de ensino, escrever no corpo do e-mail: Nome completo, bolsa pretendida, Instituição de Ensino, e enviar o comprovante em anexo;

    - Para alunos da Escola Profissional Fundatec, escrever no corpo do e-mail: Nome completo e turma.


    Material e Certificado:

    • Será fornecido material didático em formato digital;
    • O Certificado será enviado por e-mail em até 7 dias úteis após a conclusão do curso;

    IMPORTANTE: sua inscrição deve ser realizada com seu nome completo e a grafia correta, pois será o nome que sairá em seu certificado. Confira seus dados antes de finalizá-la. Não realizaremos mudanças manuais posteriores. 

    As vagas são limitadas.


    Ou entre em contato pelo e-mail comercial@fundatec.org.br


    ___________________________________________________

    Configurações mínimas de hardware

    • 2 GIGA de memória RAM;
    • Placa de vídeo com resolução mínima de 720x480 ou suporte para assistir vídeos;
    • Placa de som ou suporte para saída de áudio;
    • Conexão de internet com velocidade mínima de 5megas.

    Configurações mínimas de software

    • Editor de texto (Word, BrOffice e outros);
    • Visualizados de arquivos PDF (Foxit, Adobe Reader, Pdf Viewer e outros);
    • Sistema operacional Mac, Linux ou Windows 7 ou superior;
    • Navegador de internet Mozila Firefox ou Google Chrome (versão atualizada);
    • Windows Media Player 10 ou superior ou VLC Player.
    • Em caso de utilização de Smartphones ou Tablets, os sistemas operacionais exigidos são Android versão mínima 6.0 ou superior e IOS versão 6.0 ou superior.



    *** INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE INGRESSO ONLINE SYMPLA ***
    - O ingresso é pessoal (nominal). É indispensável a apresentação de um documento de identificação original e oficial com foto, juntamente com o ingresso impresso ou no aplicativo da Sympla, para validação da titularidade;

    - Trocas de titularidade poderão ser realizadas pelo titular da compra. Basta fazer login na plataforma com o mesmo e-mail utilizado para finalizar a compra e acessar o menu "Meus ingressos". Em seguida, clique na opção "Trocar titularidade" e siga os procedimentos indicados na tela. A troca pode ser realizada apenas uma vez por ingresso e a permissão para alterar estará disponível até 24 horas antes do início do evento. Dúvidas poderão ser encaminhadas para participante@sympla.com.br Mais informações: bit.ly/TrocaSelfService

    - Em caso de arrependimento da compra, o reembolso do valor do ingresso somente será efetuado caso a solicitação seja feita no prazo de até 7 (sete) dias a contar da data da compra, e desde que realizado o pedido de devolução com, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do horário de início do evento. Essa solicitação deve ser feita através do Fale com o produtor, logo abaixo desta descrição;

    - Caso não tenha recebido o ingresso (ou inscrição) em seu e-mail, você pode acessá-lo a qualquer momento através do aplicativo da Sympla, disponível na App Store ou Play Store, no site da Sympla (menu “Meus pedidos”) ou acesse este link: bit.ly/CadeMeuIngresso

    - Outras informações podem ser encontradas na Central de Ajuda da Sympla: https://ajuda.sympla.com.br/hc/pt-br.