Os 50 anos da Fundatec - Fundatec

Fundatec Notícias

Os 50 anos da Fundatec

Os últimos 50 anos foram repletos de transformações que impactaram a sociedade. Durante esse período, diversas soluções tecnológicas surgiram e obtiveram destaque por proporcionarem mudanças nas organizações. O surgimento da entidade de direito privado Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências, a Fundatec, em 1973, é um exemplo dessa transição.

Fundada para sanar as dificuldades de ciências e tecnologia das empresas e promover a integração com a comunidade, empregando todo o potencial existente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Fundatec possibilitou a execução de mais de 103 projetos nos seus primeiros três anos de existência, impactando vários estados brasileiros.

O início da década de 1980 trouxe diversos problemas econômicos para o Brasil, como a inflação que chegou a um patamar histórico, o que se refletiu na instituição. Ainda assim, o desempenho anual da Fundatec foi satisfatório: 159 instituições privadas e 35 governamentais foram atendidas em 1983. Nos quatro anos que se seguiram, a entidade deu início a ações de fomento na área de ciência e tecnologia.

Com a chegada dos anos 1990, a Fundatec elevou-se a um novo patamar, garantindo melhor atendimento aos clientes e operações. Em 1991, realizou o “Projeto Fundatec da Qualidade Total (PFQT)”, para estimular a implantação do Sistema de Gestão e de Padronização. Dessa forma, o primeiro curso de Gestão da Qualidade Total deu início à área de Consultoria, anos mais tarde.

Ao completar duas décadas de existência, em 1993, a entidade passou a ser independente da UFRGS. Com os novos rumos, o PFQT capacitou dezenas de empresas e milhares de pessoas, além de atingir um grande volume de assessoria para o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP).

Ao final dos anos 1990, a COMUSA (Serviço de Água e Esgoto de Novo Hamburgo) procurou a entidade para a realização de um concurso público. Assim, surgiu a área de Processos Seletivos e Concursos, consolidando-se no ano seguinte, com a realização do Concurso Público do Grupo Hospitalar Conceição.

No início dos anos 2000, a Fundatec executou o Projeto do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) em 11 municípios do RS, com mais de um milhão de pessoas atendidas. Com o desenvolvimento do projeto, a Fundatec abriu espaço para a área de Estágios, possibilitando o contato entre Empresas, Estudantes e Instituições de Ensino.

Com o objetivo de ingressar na área de ensino formal, a Fundatec propôs, em 2004, junto ao Conselho Estadual de Educação do RS, o processo de criação da Escola Profissional Fundatec (EPF). Em 2006, a Fundação formalizou o programa Responsabilidade Socioambiental (RSA), de forma a incentivar a preservação do meio ambiente e o papel social. Ao completar 35 anos, a Fundatec passou a ser a primeira executora de Concursos e Processos Seletivos do País com o selo ISO 9001.

Baseada nos valores QCV – Qualidade em seus processos e serviços, Compromisso com o prometido e Velocidade nas ações e respostas – e em uma jornada de experiências positivas e outras desafiadoras, foi consolidando a sua trajetória de impacto nacional, com histórias exitosas, mesmo com os obstáculos. A Fundação trabalha fortemente na agenda ESG, com foco nos objetivos do desenvolvimento sustentável: educação de qualidade e cidades e comunidades sustentáveis. Agora, aos 50 anos, comemorados amanhã, tem uma visão de futuro que celebra sua história, considerando a importância de promover impacto positivo nas relações sociais.