Esta modalidade de ensino também está disponível para outras áreas além da saúde, entre elas Direito, Estatística e Políticas Públicas
As residências multiprofissionais são oportunidades de especialização para profissionais recém-formados, que desejam aprimorar suas técnicas e se inserir no mercado de trabalho. Esta modalidade de ensino, reconhecida principalmente como pós-graduação para profissionais da área de saúde, também é destinada para profissionais de outros setores e oportuniza aos participantes a prática de seus conhecimentos de forma supervisionada e remunerada.
A especialização possibilita aos profissionais que acabaram de finalizar seus cursos, uma forma de se inserir no mercado de trabalho com mais qualificação e experiência, ao finalizarem a residência após praticarem as atividades no dia a dia com o suporte de preceptores e tutores que já trabalham efetivamente na área escolhida.
Na área da saúde, as residências são uma modalidade de ensino de pós-graduação Lato Sensu sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço. O programa de cooperação intersetorial visa favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).
O profissional egresso da residência é reconhecido por contar não só com conhecimentos técnicos voltados a sua profissão, mas por também revelar um perfil pautado nas competências para: aprender a conhecer a diversidade de saberes comuns a todas as profissões, aprender a fazer, mediar, conviver, pesquisar, fazer gestão, comunicar, entre outras.
“A ação é voltada para educação em serviço e orientada pelos princípios e diretrizes do SUS, a partir das necessidades e realidades locais e regionais, abrangendo diversas profissões: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva e Física Médica”, explica Josiane Salgado, Gerente de Concursos da Fundatec.
Residências com foco em outras áreas
Algumas residências também são oportunizadas para profissionais de outras áreas (Direito, Estatística e Políticas Públicas), porém com certificação de Aperfeiçoamento Especializado na Modalidade Residência, referindo a Categoria Profissional e o Programa, emitido pelas instituições. “As residências auxiliam recém-formados a entrar no mercado de trabalho com potenciais que fazem a diferença nas frentes de trabalho que forem atuar”, destaca Josiane.
Além de serem remuneradas, contam com preceptores e tutores, profissionais que atuam na área escolhida e podem ensinar/auxiliar os participantes do curso, além de abrir portas futuras.
“Os residentes que se destacam têm grandes chances de conseguir um emprego após a formação nas instituições que escolheram. Por ser Multiprofissional, além de te dar uma visão mais holística e integrada da área em que deseja atuar, a formação dentro de uma equipe multiprofissional vai desenvolver habilidades e competências interpessoais que são muito almejadas no mercado profissional e que vão além da cooperação dentro de um time”, conclui a gerente de concursos da Fundatec.
FDT Residência Multiprofissional está com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições de candidatos ao Processo Seletivo Residência Multiprofissional em Saúde. Executado pelo 8º ano consecutivo pela Fundatec, o Processo tem como objetivo realizar a primeira etapa de seleção para os programas de saúde nas instituições participantes. Nesse modelo, os candidatos poderão participar de diversos processos seletivos, conforme seus interesses e vagas disponíveis para os cargos, a partir da realização de prova teórico-objetiva única.
Mais informações e inscrições: www.fundatec.org.br.