TI e seu papel no futuro? - Fundatec

Fundatec Notícias

TI e seu papel no futuro?

No destaque jornalístico de hoje, o Professor do curso Técnico de Informática da Escola Profissional Fundatec, Felipe Vargas, assina um artigo sobre a TI e seu papel no futuro.

Título: TI ainda é a profissão do futuro?

Data: 20 de Outubro de 2022

Veículo: Jornal Zero Hora

Sessão: Artigos / Opinião

O primeiro computador digital eletrônico, o ENIAC, que foi criado em 1946 nos Estados Unidos, pesava 30 toneladas e ocupava uma área de 180 m². De lá para cá, a informática e suas tecnologias tornaram-se parte de praticamente tudo o que fazemos, seja na vida pessoal ou profissional. Passadas sete décadas desde o primeiro computador e toda a evolução tecnológica, será que a área de TI ainda é a profissão do futuro?  

Para tentarmos prever tendências futuras, acredito que devemos olhar para o passado e presente, traçando uma linha exponencial, já que estamos entrando no início do emprego de computadores quânticos. Teremos uma grande demanda de trabalho e necessitaremos de mais profissionais qualificados tecnicamente no mercado.  

A cada dia a informática traz mais facilidades e bens comuns a todas as pessoas como saúde, educação, lazer, jogos, segurança, entre outros. É difícil pensar em áreas que a informática não esteja e nas que ainda não chegou, com certeza deveria estar. Desde análises clínicas com algoritmos de inteligência artificial a aplicações do cotidiano, como aplicativos de celulares, carros e aviões, além de cidades inteligentes. Fato importante também é a redução de custos dos dispositivos conectados, o que tem facilitado a acessibilidade.

Com o aumento da população mundial, gerir de forma eficiente essas demandas só é possível usando informática, o que a torna essencial para a logística de vida atual. Uma aplicação que acho muito interessante é o sistema de reserva para o espaço da nova Orla do Guaíba, no qual o usuário pode reservar, por exemplo, uma quadra de futebol durante um espaço de tempo para relaxar com os amigos e praticar esportes. Isso é saúde e bem-estar social. Então, para mim iniciativas assim são de extrema importância e impactam, inclusive, na saúde coletiva.

O ENIAC marcou a História e deu início a uma nova Era de comunicação e tecnologia. Não sabíamos que o desenvolvimento seria assustadoramente tão rápido. Dispositivos lançados do outro lado do planeta chegam até nós em dias, e constantemente profissionais desenvolvem novas ferramentas digitais para facilitar a vida humana. O que o futuro reserva para esta área ainda é uma folha em branco, pois abre-se um leque de inúmeras possibilidades. Mas acredito que a TI seja a profissão de hoje, amanhã e sempre! É um caminho evolutivo sem volta.

*Felipe Vargas, professor do curso Técnico em Informática da Escola Profissional Fundatec (EPF).

E-mail: comunicacao@fundatec.org.br