Felipe Homem, diretor da Escola Profissional Fundatec (EPF)
As expectativas são boas para o mercado de trabalho em 2022. Especialistas apontam uma retomada gradativa das vagas formais, um crescimento dos serviços a famílias e um cenário positivo para os avanços tecnológicos, áreas essas que tiveram expansão nos últimos dois anos. Vivemos um mercado diferente, uma economia diferente, atitudes diferentes, que viemos herdando dessa experiência pandêmica e é aí que deixo o meu alerta! Como já dizia Einstein: “insanidade é continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.
O ano já começou e mesmo com o vírus ainda presente é possível perceber cada vez mais as mudanças de hábitos, que possivelmente devem se manter. Nos tornamos pessoas diferentes, que fazem hoje empresas serem diferentes. Me arrisco a dizer que a pandemia tem sido um laboratório para reflexões e insights, cujos resultados impactarão diretamente no universo corporativo, na forma de empreender e nas relações de trabalho.
Foi preciso mudar, não é mesmo? Quando o cenário fugiu do controle, as mudanças se tornaram obrigatórias e nós tivemos que nos adaptar. Rapidamente, nos transportamos ao ambiente online e aceleramos algumas práticas no contexto dos negócios. Rompemos barreiras, superamos medos e encaramos os desafios, que não foram poucos. Segundo pesquisa do LinkedIn relacionada ao trabalho em casa, por exemplo, 68% dos entrevistados dizem trabalhar pelo menos 1h a mais por dia e 18% deles preocupam-se em mostrar-se ocupados com o trabalho.
Os números refletem que vivemos uma necessidade de mudança. Lá atrás, foi preciso agir, e agora estamos prestes a viver um novo período em que as atitudes serão ainda mais fundamentais para alcançarmos nossos objetivos – na carreira, nos estudos, nos relacionamentos. E aí te convido a refletir: não será o momento de falarmos sobre a necessidade de agirmos para buscarmos melhores resultados? Respira (ainda de máscara por favor!) e vamos em frente. 2022 não será igual a 2019, 2018… Se você chegou até aqui, coragem para seguir em frente. Porque às vezes só falta a atitude para dar um novo passo.