Fundatec Notícias

Fundatec na Sala de Imprensa: Transforme-se no profissional que o mercado procura

No destaque jornalístico de hoje, o Diretor da Escola Profissional Fundatec, Felipe Homem, assina um artigo sobre o atual momento e a transformação nas carreiras profissionais.

Título: Transforme-se no profissional que o mercado procura

Data: 19/08/2021

Veículo: Jornal Zero Hora

Sessão: Artigos / Opinião – Pagina 27

Transforme-se no profissional que o mercado procura

Felipe Homem

Diretor da Escola Profissional Fundatec

A pandemia obrigou que muitas atividades fossem adaptadas para o formato online. E a educação foi uma delas. Instituições de ensino passaram a operar remotamente. Aos poucos, com o avanço da vacinação, as aulas presenciais começaram a ser retomadas. Mesmo assim, o Ensino a Distância (EAD) não foi totalmente dispensado, ao contrário, o que antes parecia algo improvável, para muitos estudantes passou a ser rotina.

A tecnologia já estava aí para ser utilizada ao nosso favor, mas a pandemia nos mostrou o quanto ainda é necessário se adaptar a essa nova realidade. Gosto de relembrar da Teoria da Evolução de Darwin: quando uma hipótese se torna viável, a vida segue nessa direção, pois, quem melhor se adapta, evolui. E o Covid-19 nos alertou para isso.

O ensino híbrido agora é mais que realidade. Temos então que nos preparar, cada vez mais, para os impactos dele não só em sala de aula, mas no profissional do futuro. Já está claro que o formato online, na construção profissional, vem desenvolvendo novas habilidades. Falo em pensamento crítico, que diante do isolamento social, despertou mais questionamentos e atitudes nas pessoas. Destaco a flexibilidade e a maior facilidade de adaptação. Sem falar que esse contexto híbrido tem nos exigido cada vez mais criatividade e execução inovadora das atividades. E diante de tudo isso, talvez o mais importante, seja o conhecimento do comportamento humano.

Conforme pesquisa com 500 altos executivos e publicada pela McKinsey & Company, na pandemia, o desempenho melhorou em 50% das empresas estudadas e a satisfação dos funcionários com o trabalho chegou a subir em 48%. Fica claro que profissionais e empresas que rapidamente se adaptaram estão tendo sucesso. Pense, então, em todas as habilidades que você teve que desenvolver ou aprimorar para conseguir estudar e/ou trabalhar em casa. O ensino híbrido certamente trará grandes impactos no perfil do profissional do futuro. Fique atento! Transforme-se nesse profissional ou o mercado vai te deixar de lado.

Fonte/link para a Página: https://flipzh.clicrbs.com.br/jornal-digital/pub/gruporbs/?numero=2022087#page/27